Versificação -
Noções Básicas
– Versificação – é a arte ou a técnica de fazer versos.
– Verso – é uma linha de um poema. Pode ou não ter sentido completo.
– Ritmo – é o resultado da sucessão de sílabas fortes e fracas (tónicas e átonas) com intervalos regulares ou não muito espaçados. O ritmo é uma fonte de prazer estético auditivo. Pode apresentar-se lento e vagaroso, rápido e sincopado.
– Versificação – é a arte ou a técnica de fazer versos.
– Verso – é uma linha de um poema. Pode ou não ter sentido completo.
– Ritmo – é o resultado da sucessão de sílabas fortes e fracas (tónicas e átonas) com intervalos regulares ou não muito espaçados. O ritmo é uma fonte de prazer estético auditivo. Pode apresentar-se lento e vagaroso, rápido e sincopado.
Exs.: Ritmo
lento:
«Houve outrora um palácio, hoje em ruínas
Fundado numa rocha à beira-mar…»
(Gomes Leal)
«Houve outrora um palácio, hoje em ruínas
Fundado numa rocha à beira-mar…»
(Gomes Leal)
Ritmo rápido:
«Beijo na face
pede-se e dá-se.»
(João de Deus)
pede-se e dá-se.»
(João de Deus)
– Rima –
é a correspondência (identidade ou semelhança) de sons verificada a partir da
vogal tónica
da última palavra de dois ou mais versos.
da última palavra de dois ou mais versos.
Ex.: «No plaino
abandonado
…………………………
De balas trespassado
…………………………»
(Fernando Pessoa)
…………………………
De balas trespassado
…………………………»
(Fernando Pessoa)
Por vezes, uma
dessas palavras está situada no interior do verso seguinte.
Ex.: «Baladas
de uma outra terra, aliadas.
Às saudades das fadas, amadas por gnomos idos».
(Fernando Pessoa)
Às saudades das fadas, amadas por gnomos idos».
(Fernando Pessoa)
– Versos rimados – são os versos que rimam entre si.
Ex.: «A arte em
nós se revela
sempre de forma diferente:
cai no papel ou na tela
conforme o artista sente.»
(António Aleixo)
sempre de forma diferente:
cai no papel ou na tela
conforme o artista sente.»
(António Aleixo)
– Rimas
• Cruzada – os versos rimam alternadamente.
Ex.: «No dia de
S. João
Há fogueiras e folias
Gozam uns e outros não
Tal qual como os outros dias.»
(Fernando Pessoa)
Há fogueiras e folias
Gozam uns e outros não
Tal qual como os outros dias.»
(Fernando Pessoa)
• Emparelhada – os versos rimam dois a dois ou três a três consecutivamente.
Exs.: «Cantando
espalharei por toda a parte
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.»
(Luís de Camões)
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.»
(Luís de Camões)
• Interpolada – entre dois versos que rimam, há dois ou mais sem rima ou de rima
diferente.
Ex.: «A cena é
muda e breve:
Num lameiro,
um cordeiro
a pastar ao de leve…»
(Miguel Torga)
• Encadeada – a palavra final de um verso rima com outra situada no interior do verso seguinte.
Num lameiro,
um cordeiro
a pastar ao de leve…»
(Miguel Torga)
• Encadeada – a palavra final de um verso rima com outra situada no interior do verso seguinte.
Ex.: «Que
alegre campo e praia deleitosa!
Quão saudosa faz esta espessura…»
(Tomás Ribeiro)
Quão saudosa faz esta espessura…»
(Tomás Ribeiro)
• Consoante – é a perfeita correspondência de sons finais (vogais e consoantes).
Chama-se rica, se a correspondência de sons se dá em palavras de diferentes classes gramaticais; diz-se pobre, se a correspondência se dá em palavras da mesma classe gramatical.
Chama-se rica, se a correspondência de sons se dá em palavras de diferentes classes gramaticais; diz-se pobre, se a correspondência se dá em palavras da mesma classe gramatical.
Ex.: «As armas
e os barões assinalados
Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
(Luís de Camões)
Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
(Luís de Camões)
• Toante – é a correspondência de sons finais, produzidos só pelas vogais.
Ex.: «Já só
pensando escuto-me e resido
Já falo assim;
Meu próprio diálogo interior divide
Meu ser de mim.»
(Fernando Pessoa)
Já falo assim;
Meu próprio diálogo interior divide
Meu ser de mim.»
(Fernando Pessoa)
– Versos soltos ou brancos – são os versos que não obedecem a qualquer tipo de
rima.
Ex.: «Em Junho, a fruta começa a apetecer,
Um homem passeia no cais e debulha
uma nêspera com ar de quem faz horas.»
(António Cabral)
Ex.: «Em Junho, a fruta começa a apetecer,
Um homem passeia no cais e debulha
uma nêspera com ar de quem faz horas.»
(António Cabral)
– Sílabas métricas – são os sons apercebidos pelo ouvido.
À contagem das sílabas métricas, dá-se o nome de escansão.
À contagem das sílabas métricas, dá-se o nome de escansão.
– Regras para a determinação do número de sílabas de um verso:
• A última
sílaba tónica corresponde à ultima sílaba métrica.
• A vogal átona final e a vogal inicial (tónica ou átona) elidem-se, formando apenas uma sílaba métrica.
• A vogal átona final e a vogal inicial (tónica ou átona) elidem-se, formando apenas uma sílaba métrica.
Conforme o
número de sílabas que os constituem, os versos têm designações diferentes.
Seguem-se os mais frequentes.
• Versos de
cinco sílabas – redondilha menor.
• Versos de sete sílabas – redondilha maior.
• Versos de dez sílabas – decassílabos.
• Versos de doze sílabas – alexandrinos.
• Versos de sete sílabas – redondilha maior.
• Versos de dez sílabas – decassílabos.
• Versos de doze sílabas – alexandrinos.
– Estrofes – são conjuntos de versos separados graficamente por um espaço e formando,
geralmente, cada um, sentido completo.
Conforme o número de versos que as constituem, as estrofes tomam designações diferentes.
Conforme o número de versos que as constituem, as estrofes tomam designações diferentes.
• Parelha ou
dístico – estrofe de dois versos.
• Terceto – estrofe de três versos.
• Quadra – estrofe de quatro versos.
• Quintilha – estrofe de cinco versos.
• Sextilha – estrofe de seis versos.
• Oitava – estrofe de oito versos.
• Décima – estrofe de dez versos.
• Terceto – estrofe de três versos.
• Quadra – estrofe de quatro versos.
• Quintilha – estrofe de cinco versos.
• Sextilha – estrofe de seis versos.
• Oitava – estrofe de oito versos.
• Décima – estrofe de dez versos.
Fonte: Língua Portuguesa - 9.º ano,
de Maria Ascensão Teixeira e Maria Assunção Bettencourt, 2004, Texto Editores.
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