domingo, 7 de outubro de 2012

Quem foi... Eugène Delacroix?, pela Ana Catarina


   «
 
Ferdinand Victor Eugène Delacroix é um pintor francês de transição entre o academismo e romantismo. Nasceu a 26 de Abril de 1798, em França, numa família de grande prestígio social. Teve uma educação cuidadosa que o transformou num grande erudito precoce. A sua sabedoria foi transmitida pelos grandes colégios, em França, onde aprendeu música, no Conservatório, e pintura, na escola de Belas- Artes também em França. Eugène Delacroix, assim conhecido pelos seus talentos, também estudou pintura (aquarela – tintas diluídas na água) com o professor Soulier.



Ilus. 1 A Barca de Dante.

 
   Depois de trabalhar no ateliê do pintor Pierre-Narcissse Guérin, pintou o seu primeiro quadro, A Barca de Dante, em 1822, o qual ainda hoje se encontra no museu do Louvre em Paris. Achando-se pouco participativo nos acontecimentos políticos do seu país, resolve pintar o quadro A liberdade Guiando o Povo, poucas vezes exibido e muito chamativo de uma ideologia política particular. Em suma, o pintor é contratado para vários fins, na arte da pintura, e preferiu acabar os últimos anos de vida no seu ateliê. A 13 de Agosto de 1863, Delacroix faleceu, sendo sepultado no cemitério do Père-Lachaise em França.

Por que motivo foi importante para o movimento romântico?
 O pintor Delacroix foi importante devido aos sentimentos expressados nas telas, muitas vezes com o objetivo de defender o povo da tirania do sistema, pintando o quadro A Liberdade Guiando o Povo. Utilizava o movimento romântico para chocar a ordem estabelecida, expressando a solidão, angústia, terror, sofrimento, revolta e opressão contra as desigualdades.»

N.B. Texto com alterações. Não há indicação de fontes.

Sem comentários:

Enviar um comentário