"(...) o lirismo oriundo da Provença (seria mais exacto ampliar esta designação e dizer Occitânia, domínio linguístico da langue d'oc, no Sul da França actual, região que desempenhou um papel privilegiado na reanimação comercial do Mediterrâneo, com as Cruzadas), é marcadamente individualista, suprime as distâncias sociais com o salvo-conduto do amor, transpõe a ideia de vassalagem ao plano da submissão do amante, e canta o que há de delicado, subtil e suave na mulher e na Primavera. Por outro lado, graças a antecedentes que permanecem desconhecidos, os poetas occitânicos aparecem-nos senhores de uma técnica de expressão surpreendentemente desenvolvida. Atingidos pela repressão desencadeada contra os hereges albigenses, os seus trovadores e jograis dispersam-se pelas cortes de Itália, Aragão e outras regiões, onde divulgam a sua arte. Os Provençais tornaram-se, desta maneira, os mestres de toda a poesia medieval posterior." (in António José Saraiva e Óscar Lopes (História da literatura portuguesa, p. 39)
Boa tarde, stora será que me pode responder a uma questão, por favor?
ResponderEliminarQue nome se dá ao esquema rimático em que rimam as consoantes?
Obrigada.
Por oposição a rima TOANTE (ou ASSONANTE, ou ASSONÂNCIA), em que rima a vogal tónica ou as vogais a partir da tónica, na rima SOANTE (ou CONSOANTE - como eu lhe prefiro chamar - ou ainda CONSONÂNCIA) a correspondência de sons é completa. N.B. Fui confirmar esta informação à "Nova gramática do português contemporâneo", de Celso Cunha e Lindley Cintra, p. 691.
ResponderEliminarPenso é que não se trata é de um esquema rimático, mas de um tipo de rima. Mas vou verificar.
E obrigada pelo teu interesse, Filipa. Espero que tenhas gostado da visita ao Medialab, e que tragam muitas novidades (e fotografias) para eu publicar no blogue. Vemo-nos sexta-feira.
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