segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Estudar com eficácia 1



A regra n.º 1 de um estudo eficaz é... comer e dormir. Não, não estou a brincar. Nem distraída (podia muito bem acontecer - mas não). Nem estou com um esgotamento: é mesmo assim.


Seja qual for a nossa actividade, um sono suficiente e reparador (eu aponto para as 8 horas, e recomendo a máxima "deitar cedo e cedo erguer") e uma alimentação correcta são requisitos indispensáveis para obter bom rendimento no trabalho. Ora, o vosso trabalho é estudar.

 
A regra n.º 2 de um estudo eficaz é estipular um horário. Olhemos para o vosso horário: três tardes livres (isto se não frequentarem o "VerdEmcena", o que é uma excelente ideia).

À terça e à quinta-feira têm duas pausas para o almoço que são óptimas para 1) se inscreverem na Oficina de escrita (Deus sabe que vos fazia bem); 2) fazer consultas na Biblioteca. Como sou uma pessoa realista, aconselharia que usassem a Internet a partir de meio do mês (já se vos acabou o saldo, não foi?! Confessem lá...) e que, nos outros dias, consultassem o nosso óptimo acervo de livros. Como sou simpática e os tempos livres também são considerados nestas coisas de Métodos de trabalho e estudo, recomendo que, à quinta, requisitem um bom filme para ver no fim-de-semana.

À segunda, à quarta e à sexta almoçam calmamente e fazem uma pausa Kit-Kat, ou seja: o que vos apetecer. Uma hora, parece-vos bem? E depois trabalham 45m. Os trabalhos de casa são prioritários. Podem folhear os cadernos, ver se têm dúvidas acerca do que aprenderam nessa dia, para colocar questões aos professores na aula seguinte. E depois, param. Vão lanchar. Mandem umas sms, vejam televisão, consultem o "mail"...

Depois, mais 45m de estudo. Ler os textos dos manuais, os materiais que os professores vos deram (apontamentos, esquemas, resumos), etc. Estudem.

Em dias normais, isso chega. Garanto-vos que, se seguirem este "regime", nos dias de testes de pouco mais precisarão.

1 comentário: