«(...) As emoções na sala de aula
O papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos dentro da escola exige que se devem "educar" as emoções e fazer com que os alunos também se tornem aptos a lidar com frustrações, negociar com outros, reconhecer as próprias angústias e medos, etc.
Para que os alunos desenvolvam sua inteligência emocional, uma das premissas básicas é a necessidade de que o professor também desenvolva sua própria inteligência emocional, pois, pode-se dizer que aquilo que o professor ensina em sua prática docente está em volta na sua própria personalidade. Desse modo, a inteligência emocional do professor é uma das variáveis que melhor explica a criação de uma aula emocionalmente inteligente.
Um princípio básico para o desenvolvimento da inteligência emocional na sala de aula é o respeito mútuo pelos sentimentos dos outros, e para tanto é necessário que o aluno saiba como se sente e seja capaz de comunicar abertamente suas sensações e sentimentos. O aluno não deve negar as suas emoções negativas e sim, ser capaz de expressá-las de modo saudável na comunidade que constrói com os outros.
Ensinar os alunos a reconhecer suas emoções, saber categorizá-las e comunicá-las, fazendo-se entender, ajuda-os a serem os responsáveis por suas próprias necessidades emocionais.
Conhecer os alunos é um processo que se inicia desde os primeiros dias de aula. Quanto maior for esse conhecimento, maior será a eficácia da acção pedagógica, pois pode-se então mobilizar interesses, curiosidades, conhecimentos prévios, aspectos das histórias de vida, articulando com os conhecimentos que integram o currículo a ser desenvolvido.
(Trabalho sujeito a alterações pontuais)
Um princípio básico para o desenvolvimento da inteligência emocional na sala de aula é o respeito mútuo pelos sentimentos dos outros, e para tanto é necessário que o aluno saiba como se sente e seja capaz de comunicar abertamente suas sensações e sentimentos. O aluno não deve negar as suas emoções negativas e sim, ser capaz de expressá-las de modo saudável na comunidade que constrói com os outros.
Ensinar os alunos a reconhecer suas emoções, saber categorizá-las e comunicá-las, fazendo-se entender, ajuda-os a serem os responsáveis por suas próprias necessidades emocionais.
Conhecer os alunos é um processo que se inicia desde os primeiros dias de aula. Quanto maior for esse conhecimento, maior será a eficácia da acção pedagógica, pois pode-se então mobilizar interesses, curiosidades, conhecimentos prévios, aspectos das histórias de vida, articulando com os conhecimentos que integram o currículo a ser desenvolvido.
Lidar com o controlo de impulsos em seis passos
1-Pára, acalma-te e pensa antes de agir
2-Diz qual é o problema e como te sentes
3-Define um objetivo positivo
4-Pensa em várias situações
5-Pensa nas consequências
6-Avança e tenta o melhor plano
O que ganhas ao controlar as emoções
- Maior compreensão das causas que motivaram os teus sentimentos
- Reconhecimento da diferença entre sentimentos e ações
- Menos ofensas verbais, lutas e perturbações das aulas
- Maior capacidade para expressar verbalmente a ira, sem lutar
- Menos suspensões e expulsões
- Menos comportamentos agressivos ou autodestrutivos
- Maior capacidade para lidar com o stress
- Mais responsabilidades
- Comportamentos menos impulsivos: mais autocontrolo
- Melhores notas nos testes de avaliação sumativa
- Maior capacidade de concentração
- Mais empatia e sensibilidade relativamente aos sentimentos dos outros
- Maior capacidade de escutar os outros
- Mais capacidade para gerir relacionamentos»
Desta vez, está completo...
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