quinta-feira, 14 de junho de 2012

Um trabalho muito útil...

... feito pela Eva Joana, e que - penso - aproveitará a todos.



«(...) As emoções na sala de aula


O papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos dentro da escola exige que se devem "educar" as emoções e fazer com que os alunos também se tornem aptos a lidar com frustrações, negociar com outros, reconhecer as próprias angústias e medos, etc.
Para que os alunos desenvolvam sua inteligência emocional, uma das premissas básicas é a necessidade de que o professor também desenvolva sua própria inteligência emocional, pois, pode-se dizer que aquilo que o professor ensina em sua prática docente está em volta na  sua própria personalidade. Desse modo, a inteligência emocional do professor é uma das variáveis que melhor explica a criação de uma aula emocionalmente inteligente.

Um princípio básico para o desenvolvimento da inteligência emocional na sala de aula é o respeito mútuo pelos sentimentos dos outros, e para tanto é necessário que o aluno saiba como se sente e seja capaz de comunicar abertamente suas sensações e sentimentos. O aluno não deve negar as suas emoções negativas e sim, ser capaz de expressá-las de modo saudável na comunidade que constrói com os outros.

Ensinar os alunos a reconhecer suas emoções, saber categorizá-las e comunicá-las, fazendo-se entender, ajuda-os a serem os responsáveis por suas próprias necessidades emocionais.

Conhecer os alunos é um processo que se inicia desde os primeiros dias de aula. Quanto maior for esse conhecimento, maior será a eficácia da acção pedagógica, pois pode-se então mobilizar interesses, curiosidades, conhecimentos prévios, aspectos das histórias de vida, articulando com os conhecimentos que integram o currículo a ser desenvolvido.



Lidar com o controlo de impulsos em seis passos
 
1-Pára, acalma-te e pensa antes de agir
2-Diz qual é o problema e como te sentes
3-Define um objetivo positivo
4-Pensa em várias situações
5-Pensa nas consequências
6-Avança e tenta o melhor plano

 
O que ganhas ao controlar as emoções

 
  •  Maior compreensão das causas que motivaram os teus sentimentos
  • Reconhecimento da diferença entre sentimentos e ações
  • Menos ofensas verbais, lutas e perturbações das aulas
  • Maior capacidade para expressar verbalmente a ira, sem lutar
  • Menos suspensões e expulsões
  • Menos comportamentos agressivos ou autodestrutivos
  • Maior capacidade para lidar com o stress
  • Mais responsabilidades
  • Comportamentos menos impulsivos: mais autocontrolo
  • Melhores notas nos testes de avaliação sumativa
  • Maior capacidade de concentração
  • Mais empatia e sensibilidade relativamente aos sentimentos dos outros
  • Maior capacidade de escutar os outros
  • Mais capacidade para gerir relacionamentos»
(Trabalho sujeito a alterações pontuais)

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