segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Texto expositivo-argumentativo (modelo tese-antítese-síntese)


Tema: É lícito, na atual conjuntura, apresentar um anúncio publicitário onde alguém afirma desejar uma carteira Chanel?

Tópicos a abordar

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·    objeto esteticamente bonito

·     frontalidade

·    Objeto durável e intemporal (ecologia, etc.)

·    Pode admitir-se que se tratava de um desejo hipotético ou até irrealizável

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·    A crise

·    Preço excessivo do objeto

·    Materialismo demonstrado

·    futilidade

·    insensibilidade

·    quem tem $, imita-a (ostentação)

·    quem não tem $: compra imitações – economia paralela; fica frustrada

Texto expositivo-argumentativo

Modelo textual: tese – antítese – síntese

Num dos anúncios publicitários que a Samsung lançou no “Youtube” acerca dos desejos para 2013 de famosos ligados ao mundo da moda, a jovem entrevistada, Pepa, afirmou querer uma carteira Chanel. Esta declaração começou por causar polémica entre os internautas, seguindo-se a passagem do vídeo nos telejornais e, finalmente, várias entrevistas à jovem.

Esta polémica pode ser encarada de vários pontos de vista. O vídeo da Samsung foi criticado pelo preço excessivo da carteira Chanel, pelo facto de o país estar em crise, pela insensibilidade demonstrada por Pepa, bem como pela sua futilidade e materialismo. Em contrapartida, é possível examinar o desejo da jovem por outro prisma. Assim, além de o objeto ambicionado ser esteticamente bonito, é também durável e intemporal. Se Pepa só comprasse esta carteira e a usasse ao longo da vida, transmitindo-a aos descendentes, esta aquisição poderia ser encarada como um valor de uso e a sua atitude poderia ser classificada como ecológica. Por último, é possível que Pepa não estivesse a formular um desejo concreto, mas, sim, a materializar um sonho irrealizável. Admitindo que não fosse esse o caso, então a atitude da jovem poderia ser qualificada como honesta e frontal.

A crise em que vivemos deita, todavia, por terra todos estes argumentos. Mais do que frontal, Pepa foi inconsciente, não se dando conta de que as suas afirmações são ofensivas para a maioria dos seus congéneres. Quanto à possibilidade de se tratar de uma carteira para a vida, é desmentida pela frivolidade da jovem, cujo perfil aponta no sentido de uma “alta rotatividade” de roupas e acessórios.

Em conclusão, a “Samsung” procedeu bem ao retirar o vídeo do “Youtube”, uma vez que pode redundar em  consequências nefastas. Com efeito, quem tenha posses pode ser influenciado por este desejo consumista e comprar um objeto de que, verdadeiramente, não tem necessidade. Trata-se, genericamente, de uma atitude de ostentação, destinada a mostrar-se superiores às outras pessoas e privilegiando o ter em detrimento do ser.

Quanto às pessoas que não podem comprar bens desta natureza, podem ter tendência para comprar bens de que não carecem, ou imitações de objetos de marca. Tal atitude é pouco ecológica e pode favorecer a economia paralela. Esquecendo-se que é mais importante ser do que ter ou parecer, estas pessoas podem desenvolver frustrações e fomentar a revolta social.

 

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