Comunidade de leitura virtual dos alunos e professores da turma E do 11º ano da Escola Secundária de Vila Verde
****************************************************************************************************************************************************************************************
Disciplina de opção: Literatura Portuguesa
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
O SENTIMENTO DE UM OCIDENTAL, Cesário Verde - Maria Santos Silva
Escolhi o vídeo de Maria Santos Silva, uma vez que a sua fluência, as pausas que faz em cada verso e a sua intensa maneira de falar chamam a atenção e fazem com que este poema fique deslumbrante. Cesário descreve um passeio que faz pelas ruas de Lisboa, durante o qual vai fazendo uma descrição do espaço vivo da cidade. Trata-se de um poema intenso que me parece um bocado duro. Achei interessante e acessível. (texto com alterações)
Eva Joana Silva
Também achei interessante o facto de se tratar de uma pessoa... "madura", que sabe ler e interpretar. Tem mais densidade do que os jovens que declamam o mesmo poema - e tem uma maquilhagem "top"!. (Depoimento oral, recolhido na aula)
Devo começar por dizer que não conhecia este poema mas fiquei a gostar bastante dele. Acho que está muito bem conseguido por também ter sido escrito por um grande poeta. Começando por ordem, vou dizer do que mais e do que menos gostei em cada um. Maria Santos Silva declamou todo o poema de uma maneira vivida, como só uma senhora com voz “madura” poderia fazer. A declamação de Tiago Barbosa foi demasiado rápida, o que não proporcionou ao leitor uma agradável audição. A Maria Inês cativou-me essencialmente pela voz poderosa quando declamava - mas também não achei que fosse a melhor, porque tinha uma maneira muito carregada de dizer os “rr”. Por fim, João Villas Boas tinha uma forma muito característica de falar, fez pausas prolongadas, o que permitiu ao leitor “digerir” melhor o poema. A meu ver, e para finalizar, a minha favorita foi, sem dúvida, Maria Santos Silva. Adorei a forma como ela olhava como se nos tivesse a “chamar” para a ouvirmos com atenção. (texto com alterações)
Escolhi o vídeo de Maria Santos Silva, porque a coloquialidade dela enquadra-se melhor com o texto de Cesário Verde – neste caso, estilo de linguagem informal. As pausas que faz em cada verso e a sua intensa maneira de falar chama a atenção e faz com que este poema fique deslumbrante. Cesário descreve um passeio que faz pelas ruas de Lisboa, durante o qual vai fazendo uma descrição do espaço vivo da cidade. É um poema intenso, no qual me parece transparecer uma certa dureza. Achei interessante e acessível.
Este poema, "O sentimento de um ocidental", descreve um dos tantos passeios de Cesário Verde. De todos os vídeos de declamações que vi, o que mais me agradou foi o de Maria Silva. Até achei o vídeo de Maria Inês bonito, principalmente pela particularidade de Maria ter aparelho dos dentes e pela forma como as palavras lhe “saem”, em particular os “s”: “Num trem de praça arengam dois dentistas,/Um trôpego arlequim braceja numas andas;/Os querubins do lar flutuam nas varandas;/Às portas, em cabelo, enfadam-se os lojistas!”.Na minha opinião, João Villas boas não faz as pausas certas e a sua expressão facial não está de acordo com o poema. Tiago Barbosa tem um tom de voz agradável, mas a sua expressão facial também não é compatível com o poema. Cláudia Falley faz mal as pausas e o tom de voz não é muito bonito. Maria Silva, no que toca à expressão facial, é, na minha opinião, a melhor: o tom de voz maduro e doce é muito agradável e as suas pausas e elevações de voz são bem conseguidas. Eu escolhia esta senhora porque a forma como ela diz o poema é diferente de todos os outros, talvez porque é de mais idade e interpreta tudo de outra forma.
Escolhi o vídeo de Maria Santos Silva, uma vez que a sua fluência, as pausas que faz em cada verso e a sua intensa maneira de falar chamam a atenção e fazem com que este poema fique deslumbrante.
ResponderEliminarCesário descreve um passeio que faz pelas ruas de Lisboa, durante o qual vai fazendo uma descrição do espaço vivo da cidade. Trata-se de um poema intenso que me parece um bocado duro. Achei interessante e acessível.
(texto com alterações)
Eva Joana Silva
Também achei interessante o facto de se tratar de uma pessoa... "madura", que sabe ler e interpretar. Tem mais densidade do que os jovens que declamam o mesmo poema - e tem uma maquilhagem "top"!. (Depoimento oral, recolhido na aula)
Apreciação crítica da Tatiana
ResponderEliminarDevo começar por dizer que não conhecia este poema mas fiquei a gostar bastante dele. Acho que está muito bem conseguido por também ter sido escrito por um grande poeta.
Começando por ordem, vou dizer do que mais e do que menos gostei em cada um. Maria Santos Silva declamou todo o poema de uma maneira vivida, como só uma senhora com voz “madura” poderia fazer. A declamação de Tiago Barbosa foi demasiado rápida, o que não proporcionou ao leitor uma agradável audição. A Maria Inês cativou-me essencialmente pela voz poderosa quando declamava - mas também não achei que fosse a melhor, porque tinha uma maneira muito carregada de dizer os “rr”. Por fim, João Villas Boas tinha uma forma muito característica de falar, fez pausas prolongadas, o que permitiu ao leitor “digerir” melhor o poema.
A meu ver, e para finalizar, a minha favorita foi, sem dúvida, Maria Santos Silva. Adorei a forma como ela olhava como se nos tivesse a “chamar” para a ouvirmos com atenção.
(texto com alterações)
Escolhi o vídeo de Maria Santos Silva, porque a coloquialidade dela enquadra-se melhor com o texto de Cesário Verde – neste caso, estilo de linguagem informal. As pausas que faz em cada verso e a sua intensa maneira de falar chama a atenção e faz com que este poema fique deslumbrante.
ResponderEliminarCesário descreve um passeio que faz pelas ruas de Lisboa, durante o qual vai fazendo uma descrição do espaço vivo da cidade. É um poema intenso, no qual me parece transparecer uma certa dureza. Achei interessante e acessível.
Eva Joana Silva
(texto com alterações)
Este poema, "O sentimento de um ocidental", descreve um dos tantos passeios de Cesário Verde. De todos os vídeos de declamações que vi, o que mais me agradou foi o de Maria Silva.
ResponderEliminarAté achei o vídeo de Maria Inês bonito, principalmente pela particularidade de Maria ter aparelho dos dentes e pela forma como as palavras lhe “saem”, em particular os “s”: “Num trem de praça arengam dois dentistas,/Um trôpego arlequim braceja numas andas;/Os querubins do lar flutuam nas varandas;/Às portas, em cabelo, enfadam-se os lojistas!”.Na minha opinião, João Villas boas não faz as pausas certas e a sua expressão facial não está de acordo com o poema. Tiago Barbosa tem um tom de voz agradável, mas a sua expressão facial também não é compatível com o poema. Cláudia Falley faz mal as pausas e o tom de voz não é muito bonito. Maria Silva, no que toca à expressão facial, é, na minha opinião, a melhor: o tom de voz maduro e doce é muito agradável e as suas pausas e elevações de voz são bem conseguidas.
Eu escolhia esta senhora porque a forma como ela diz o poema é diferente de todos os outros, talvez porque é de mais idade e interpreta tudo de outra forma.
Marta Enes
(texto com alterações)